Fapergs libera recursos para o INCT MAR - COI

Na manhã de hoje, 11, no Gabinete da Reitora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG foi assinado o termo de liberação de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul Fapergs, no valor de R$ 2,4 milhões, para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Mar Centro de Oceanografia Integrada INCT MAR COI, do qual a FURG é sede. Participaram do encontro a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias, o vice-reitor Danilo Giroldo, a diretora-presidente da Fapergs Nádya Pesce da Silveira e o professor do Instituto de Oceanografia da FURG e coordenador do projeto Luiz Felipe Niencheski. Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Ednei Primel, a diretora de Pesquisa Ana Baisch, o vice-diretor do Instituto de Oceanografia da FURG José Henrique Muelbert e os representantes do Banco do Brasil, gerente geral Edson Vanderlei Ody e gerente de relacionamento Luiz Denis Pimentel Paz.

Para a diretora-presidente da Fapergs Nádya Pesce da Silveira, a liberação de recursos para o INCT MAR COI representa uma sinalização do Governo do Estado de que vai procurar investir efetivamente no projeto que traz a questão do mar profundo, no qual a FURG é protagonista. Isso trará para a Universidade o desenvolvimento de tecnologias importantes, qualificando os profissionais e acadêmicos envolvidos nesse meio, salientou a diretora-presidente.

O vice-reitor da FURG Danilo Giroldo destacou o papel decisivo da Fapergs, que através desta contrapartida do Estado na liberação dos recursos, garantiu e foi fundamental para que a FURG se tornasse a sede deste importante projeto. O vice-reitor também salientou o trabalho do coordenador do projeto Luiz Felipe Niencheski, que teve toda competência em conseguir organizar o consórcio de Universidades que compõem o INCT MAR - COI. Com a concretização desse repasse, Giroldo acredita que a FURG poderá atender a uma série de estudantes voltados principalmente para as bolsas de iniciação científica e a formação de pessoas envolvidas nessa área, sendo um ponto estratégico para o país.

Na ocasião, o coordenador do projeto Luiz Felipe Niencheski ressaltou que a Fapergs sempre esteve presente na história do INCT MAR COI pontuando que o projeto quebra o paradigma de que a oceanografia é apenas costeira. O professor acredita que dentro de alguns dias um grupo do INCT MAR COI já estará no mar, em cruzeiro de pesquisa. Assim como Niencheski, o vice-diretor do Instituto de Oceanografia José Henrique Muelbert, destacou o apoio da Fapergs que além de amparar desde o início o projeto também apoiou ações relativas ao desenvolvimento tecnológico. Existe um potencial muito grande de sinergia do INCT MAR COI, não apenas buscando a pesquisa oceanográfica, mas o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse sentido, esse recurso é muito bem vindo porque possibilitará o desenvolvimento de ações que serão cruciais para região.

A reitora da FURG Cleuza Sobral Dias demonstrou interesse em dar continuidade e apoiar iniciativas como o INCT-MAR COI. Agradeceu o apoio da Fapergs com a presença da diretora-presidente na assinatura e também na solenidade de transmissão do cargo de reitor, na quinta-feira à noite.

Também foi feita a entrega simbólica do cartão- pesquisador, uma parceria entre a Fapergs e o Banco do Brasil. Segundo o gerente geral do Banco do Brasil Edson Vanderlei Ody, o cartão é uma ferramenta que permitirá que os pesquisadores utilizem os recursos de forma mais ágil e prática, movimentando a economia local.

 

Galeria

Assunto: Arquivo