Diretora da Fapergs anuncia liberação de recursos para FURG

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs Nádya Pesce da Silveira estará na Universidade Federal em Rio Grande - FURG nesta sexta-feira, 11, para anunciar a liberação de recursos no valor de R$ 2,4 milhões para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Mar Centro de Oceanografia Integrada INCT MAR COI, do qual a FURG é sede. Estes recursos correspondem à contrapartida do Estado do Rio Grande do Sul que garantiram e foram fundamentais para que a FURG se tornasse a sede deste importante projeto.

Através desses recursos será possível promover um avanço geográfico nas pesquisas ultrapassando o limite do ecossistema costeiro que tornou a FURG referência mundial. O Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, junto com pesquisadores de diversas outras universidades e instituições envolvidas, pretende desenvolver pesquisas básicas e aplicadas para descrever e compreender aquele que é sem dúvida o ambiente mais desconhecido do planeta: o mar profundo.

A nova fronteira, que avança inclusive fora dos limites do mar territorial brasileiro (200 milhas), pode oportunizar melhores informações sobre o papel dos oceanos nas mudanças climáticas, que tanto influencia a vida e a economia dos continentes.

O projeto apresentado pela FURG tem como meta a valorização dos recursos vivos, o melhor conhecimento da geodiversidade e da biodiversidade desse mar e as relações do oceano com os indicadores mudanças climáticas. Integram também o objeto desse estudo à transferência desse conhecimento para sociedade, a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento de uma nova indústria de equipamentos e de infraestrutura para esse fim com tecnologia nacional.

O programa INCT Mar COI é integrado pelos grupos de pesquisa das áreas afins nessa nova fronteira da FURG, UFRGS, UFSC, Uesc, Univali, IFSC, UFPR, USP (IO e Cebimar), Ipen, INPE, UFSCar, UFRJ, Uerj, Ufes, Ufal e UFPE.

A Fapergs tem como finalidades o fomento à pesquisa e ao Intercâmbio Científico, Tecnológico, Artístico e Cultural assim como a formação de recursos humanos nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

Assunto: Arquivo