FURG 50 anos

FURG lança novo portal institucional no encerramento da 46ª Feira do Livro da FURG

Com design responsivo, conteúdo mais relevante e multi-idioma, novo furg.br será lançado no encerramento da 46ªFeira do Livro da FURG, no domingo, 3

Foto: Divulgação/Secom
Vem aí o novo "furg.br".

Bastante aguardado pela comunidade universitária, o portal da FURG repaginado é uma realidade. No próximo domingo, 3, entra no ar o novo furg.br, resultado de um denso projeto que envolveu diretamente as equipes da Secretaria de Comunicação (Secom), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e do Núcleo de Tradução (Nutra) da FURG, além da colaboração de todas as unidades da universidade para reorganização completa do conteúdo institucional em um formato mais amigável e útil ao usuário. Dentro das comemorações do cinquentenário da FURG e produzido de acordo com as premissas da comunicação pública, a plataforma será lançada no encerramento da 46ª Feira do Livro da FURG, com o compromisso de qualificar o relacionamento da universidade com seus públicos. 

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A versão atual do furg.br está ativa há mais de dez anos, sem alterações significativas. Há quase dois, o projeto de reelaboração do portal começou, mobilizando esforços de diagnóstico, planejamento estratégico, arquitetura de informação, design, desenvolvimento de sistemas, criação de conteúdo e tradução para os idiomas inglês e espanhol entre as equipes da Secom, do NTI e do Nutra, incluindo contratação de profissionais que atendessem partes do trabalhopara as quais a universidade não dispunha de servidores especializados em seus quadros.

A nova cara da FURG na web: responsividade e relevância em três idiomas

A FURG na web em um portal responsivo, com conteúdo mais relevante e multi-idioma é o que a comunidade irá ter a partir de domingo. A arquitetura do portal dá visibilidade a uma universidade que começou em Rio Grande e em 50 anos cresceu e se espalhou, com campi nos municípios Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, apresentando as informações institucionais de maneira mais clara e interessante ao usuário que se relaciona com a FURG em sua expressão digital. Entre as principais novidades, 15 seções são destaques: Perguntas frequentes, Fale conosco, FURG de A a Z, Notícias, Avisos, Editais, Agenda, Reitoria, FURG TV e FURG FM, Serviços, Calendário acadêmico, Consultas, História, Cardápio do RU, e Bolsas e Estágios. Cada uma desenhada e construída de forma a atender ágil e plenamente a necessidade de informação de quem visita o furg.br.

Seção que não existia no portal antigo, por exemplo, FURG de A a Z mostra o catálogo dos sites hospedados no furg.br, em ordem alfabética, para fácil encontrabilidade e verificação de oficialidade. Totalmente atualizada, a zona de notícias propõe uma nova abordagem da notícia institucional, mais aprofundada e convergente. Nessa parte, as atividades da FURG serão contadas em reportagens e outros formatos multimídia, organizados nas editorias Institucional, Cultura, Pesquisa e inovação, Entrevista, Internacional, Eventos, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

O começo do novo

Antes de iniciar o novo portal, foi preciso fazer o trabalho de base de reformular marca e identidade visual da FURG, de forma a gerar os padrões visuais necessários. Após trabalhar durante o primeiro semestre de 2018 na sensibilização da comunidade interna para a proposta, a Secom apresentou o Manual de Identidade Visual da FURG em outubro, no 1º Simpósio de Comunicação, dentro da 17ª Mostra da Produção Universitária. A partir daí, o estudo do ecossistema furg.br foi elaborado e a estratégia do novo portal concebida e realizada, sob a coordenação da jornalista Gabriela Silva, responsável pela estratégia e gestão da comunicação digital e das mídias sociais oficiais da universidade.

A identidade visual do portal foi pensada para atender totalmente a necessidade da FURG, considerando diretrizes do padrão de sites institucionais do governo federal vigente à época. Para compor o site, cerca de 40 templates foram criados, desenvolvidos e codificados, mais de 300 páginas foram construídas, a maioria com conteúdo inédito, em texto, foto e infográficos, tudo em versões trilíngue, que passaram por inúmeros testes nos últimos meses.

Cooperar para concretizar: desafios de fazer um novo portal institucional

Para equipes como Secom, NTI e Nutra, que, naturalmente, têm atuação estratégica e realizam atendimentos diários a toda a estrutura da universidade, trabalhar em conjunto em uma empreitada imensa como o novo portal,sem deixar as tarefas cotidianas de lado, não foi simples. Exigiu esforço além da carga horária normal, paciência e muito diálogo para que fosse possível chegar ao resultado que a comunidade em breve irá acessar.

“A universidade trabalha de forma setorizada e desenvolver um projeto tão grandioso que depende igualmente das duas equipes [Secom e NTI] é rotineiramente desafiador. Trazer os conceitos de produtos e comunicação digital para uma ferramenta de comunicação pública e para o contexto de comunicação de um órgão público é outro grande desafio. Ao mesmo tempo em que os objetivos de ambas [as unidades] se assemelham, as realidades de tempo e forma como os processos se dão são diferentes”, explica Gabriela. “Mas, avalio que conseguimos enfrentar com êxito esses desafios ao entregar uma plataforma tão completa e funcional”, diz.

Para Samuel Troina, diretor do NTI, outro ponto a ser destacado é “a necessidade de aprendizado de desenvolvimento a partir da plataforma de sites institucionais, pois a equipe de desenvolvimento nunca havia trabalhado neste ambiente, sendo preciso que a equipe adquirisse o conhecimento necessário para iniciar o desenvolvimento do novo portal com suporte à acessibilidade, multi-idioma e adaptável aos diferentes tipos de dispositivos dos usuários em um espaço curto de tempo”. Foi desafiador também, “para a coordenação de desenvolvimento de sistemas, reduzir a equipe focada em atender as demandas dos sistemas FURG e adicionar este grande projeto, porém o empenho e colaboração de todos foram excepcionais”, avalia o gestor.

O Nutra embarcou no processo quando o conteúdo em português estava praticamente concluído, com a missão de produzir as versões em espanhol e inglês de toda a informação organizada pela Secom. Seis tradutores, três de cada língua estrangeira, participaram do projeto, orientados pelo coordenador do núcleo, Rodrigo da Rosa Pereira, tradutor e intérprete de língua inglesa da FURG, que cuidou da seleção dos colaboradores, da distribuição do trabalho, da orientação aos tradutores, do acompanhamento e da revisão final das traduções. Considerando o volume de texto e o pouco tempo disponível, administrar a informação recebida e devolver os pacotes de tradução foi complexo.

Rodrigo conta que “os envolvidos trabalharam à distância, porém, além do uso de ferramentas digitais de apoio aos tradutores, como glossários compartilhados, foram feitas diversas reuniões de trabalho durante o processo e muitas das tomadas de decisão sobre as traduções eram conduzidas de forma integrada com o grande grupo de cada língua estrangeira”. O coordenador ressalta “o comprometimento institucional do Nutra com o trabalho, pois reconhece a relevância desse resultado para a visibilidade internacional da FURG e no desenvolvimento de suas políticas”.

Para Gabriela Silva, o novo portal representa “uma nova forma de [a universidade] se relacionar. Com mais facilidade, mais proximidade, mais naturalidade. A FURG já está presente no dia-a-dia dos seus públicos e é muito querida por eles. O novo portal vem coroar essa relação e tornar essa vida próxima mais fluída”, afirma. “Um site responsivo, que se adapta ao celular, ao tablet, ao computador do usuário; um site com diretrizes de acessibilidade implementadas; um site nos três idiomas mais procurados; um site com as seções de conteúdo que os usuários precisam. Tudo isso faz do novo portal uma ferramenta primorosa para o exercício pleno da comunicação pública, no seu objetivo precípuo de estímulo à cidadania”, considera a jornalista.

Law Tissot, secretário de Comunicação da FURG, destaca a dedicação da Secom para que o novo furg.br se tornasse realidade. “A Secom trabalhou de forma abnegada, respeitando os aspectos técnicos necessários sem perder a qualidade estética. E dessa forma pôde garantir um novo portal eficiente na sua navegação, e ao mesmo tempo repleto de novidades que irão encantar todos aqueles que habitualmente usufruem da comunicação institucional da FURG, seja nosso público interno ou a sociedade em geral. Este novo portal vai apresentar o trabalho de toda a Secom de forma integrada, o que também garante novidades que serão apresentadas em breve”, disse o secretário.