DESTAQUE

INPI divulga ranking de depositantes de patentes de Propriedade Industrial; FURG está entre os 50 primeiros

Universidade integrou a lista pela primeira vez em 2021

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) divulgou nesta segunda-feira, 29, os rankings de depositantes residentes de Propriedade Industrial de 2023. As listas incluem ativos como patentes, marcas, desenhos industriais e programas de computador. A FURG figurou neste rol pela primeira vez em 2021; e, agora, ocupa novamente um espaço entre os 50 maiores depositantes do ano.

Segundo Luciano Ribeiro, coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da FURG (EPITT), “o resultado foi fruto de esforços dos pesquisadores da universidade e da parceria do EPITT-Proiti com o INPI para o desenvolvimento de cursos de proteção e transferência de tecnologia para a sociedade”, apontou o professor.

Ainda segundo Ribeiro, associado a este resultado observa-se o expressivo crescimento da pesquisa básica e aplicada com a participação de pesquisadores em desenvolvimentos tecnológicos. Para Danúbia Espindola, pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, figurar no ranking representa a consolidação das ações institucionais para o desenvolvimento da inovação na FURG. "Este resultado é um diagnóstico de que a universidade tem colocado esforços para a indissociabilidade da Inovação na Pesquisa, no Ensino e na Extensão", completou a gestora.

Confira a lista completa clicando aqui.