OCEANTEC

FURG ganha destaque em guia internacional de startups

Primeiro do gênero na América Latina, Startup Guide RS divulga cenário de inovação do Estado

Foto: Fernando Halal/Secom

Uma espécie de radiografia do ecossistema de inovação gaúcho no mundo, o recém-lançado Startup Guide Rio Grande do Sul traz em suas páginas destaques para a FURG e três startups instaladas no Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da universidade. O diretor do Parque, Artur Gibbon, também foi apontado como referência na área.

Existente em 30 países, o Startup Guide surge com o objetivo de ser um guia para todos os entusiastas e atores do sistema sociocultural-econômico pensado a partir da inovação. É a primeira vez que um Startup Guide é editado na América Latina; todos os outros foram feitos em cidades, e este foi produzido em um estado. A publicação foi lançada oficialmente, em sua versão impressa, no palco do Espaço Mercopar Inovação, em Porto Alegre, no final de outubro.

Desenvolvido com o apoio do Sebrae RS através da sua marca de inovação SebraeX, o Startup Guide RS conta com um grupo seleto de 60 ecossistemas como seus protagonistas. O livro destaca o potencial gaúcho e é também o ponto zero de uma jornada para divulgar seus recursos e oportunidades em escala global.

Contando com a participação de quase 2 mil pessoas em uma votação popular, o conselho curador do guia analisou cerca de 500 projetos pré-selecionados. A lista engloba startups, fundadores, hubs de inovação e outras categorias que integram o primeiro guia focado em conectar empreendedores e investidores da América Latina. Com a relação final dos escolhidos, a etapa seguinte foi a produção do conteúdo, que ganhou versões digital e impressa, esta com 5 mil exemplares.

A FURG figura entre as instituições voltadas ao incentivo e desenvolvimento de propostas inovadoras dentro do Estado, e marca presença no guia com três startups instaladas no Oceantec: Anota AI, Augen e TerraMares. O Parque Tecnológico da universidade também foi citado como um espaço de inovação de referência.

A forte presença da universidade e seus atores enfatiza o compromisso da universidade com a inovação e o empreendedorismo. Para o diretor do Oceantec, fazer parte dessa publicação é um reconhecimento importante para a FURG. "Foi muito gratificante ver a participação da universidade como um todo nessa primeira edição, que é histórica para todos nós do movimento de inovação. Creio que somos a cidade do interior que mais apareceu no guide e isso é uma grande alegria. É uma prova de que todo esse trabalho que a gente vem executando na FURG, no que tange à inovação, à consolidação do Oceantec e de toda a sua infraestrutura e suas unidades internas, todo esse esforço fica materializado ali", afirma Artur Gibbon. "O Startup Guide será disruptivo, porque irá apresentar o RS e, de certa forma, nos vender para o mundo todo. É muito interessante ver a FURG ser conhecida, e reconhecida, por este guia", completa.

Para Moisés Borges, sócio da startup Augen, estar listado no guia "aumenta a nossa visibilidade e credibilidade e também das demais empresas participantes. Isso pode ser crucial para atrair investidores, clientes e potenciais parceiros de negócios. Além disso, o guia pode servir como uma ferramenta de marketing poderosa, ajudando as startups a se destacarem em um mercado competitivo". Para o empresário, figurar no guia de startups RS pode ajudar as empresas a se conectarem. "Isso traz oportunidades de colaboração, parcerias e networking que podem ser fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da nossa empresa. Por fim, essa iniciativa ajuda a fortalecer o ecossistema empreendedor da região, visto que possuímos três empresas listadas. Isso, por sua vez, leva a um ambiente mais vibrante e dinâmico para as startups operarem, criando um ciclo positivo de crescimento e inovação", acrescenta ele.

O guia teve seu lançamento internacional no Web Summit, em Lisboa, Portugal, há poucos dias. Mas ele já está sendo distribuído em várias partes do mundo, além de apresentar o potencial do RS e conectar empresas com uma comunidade de 50 ecossistemas de cidades como Lisboa, Londres, Barcelona e Tóquio.

Clique aqui para acessar um preview da versão digital do guia.

 

 

 

Galería

Primeiro do gênero na América Latina, Startup Guide RS divulga cenário de inovação do Estado

Fernando Halal/Secom