INOVAÇÃO

C3 realiza workshop de início do projeto SubHydrone em 2024

Workshop aconteceu na UFPel, uma das instituições parceiras da iniciativa

Foto: Divulgação

O Centro de Ciências Computacionais (C3) realizou na última segunda-feira, 19, um workshop que marcou o início das atividades do projeto SubHydrone no ano de 2024. O evento aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é uma das parceiras da iniciativa; a programação contou com atividades do projeto e ainda com um experimento de campo.

Apesar de ter como público-alvo os pesquisadores do SubHydrone, o workshop foi aberto a pesquisadores externos. Além da FURG e da UFPel, também participaram do evento representantes do quadro de instituições parceiras: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; além, ainda, de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O experimento de campo, realizado durante o evento, teve como objetivo permitir uma integração das equipes do SubHydrone. Na ocasião, foi utilizado um veículo de superfície (USV) da UFPel, um robô submarino (ROV) e drones da FURG. Além disso, foi realizada uma coleta de dados inédita no canal São Gonçalo com o veículo submarino.

Sobre o projeto

O SubHydrone tem coordenação geral do C3 da FURG e foi contemplado pela  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com o valor de quase 4 milhões de reais por quatro anos de atividades. Para 2024, as metas são o desenvolvimento de um veiculo hibrido aéreo-submarino, além de uma base móvel (veículo de superfície) que trabalharão colaborativamente focadas em tarefas de monitoramento ambiental e inspeção de estruturas. 

*Estagiária sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer

 

Galería

Workshop aconteceu na UFPel, uma das instituições parceiras da iniciativa

Divulgação