TECNOLOGIA

Professor da FURG discute impactos da Inteligência Artificial na Educação no Uruguai

Rodrigo Guerra é PhD em Robótica e coordenador do curso de Especialização em Robótica e Inteligência Artificial na FURG

Foto: Divulgação

No dia 18 de março de 2024, o professor Rodrigo da Silva Guerra palestrou, ao lado de Wilson Marcelo Ubal Camacho, no Palácio Legislativo em Montevidéu, no Uruguai, a convite da presidenta da câmara de deputados, Ana María Olivera Pessano, sobre os potenciais impactos que a Inteligência Artificial poderá causar à educação.

Rodrigo da Silva Guerra é professor associado da FURG vinculado ao Centro de Ciências Computacionais (C3), e Marcelo Ubal é Diretor Educativo no Instituto Regional Norte da UTEC em Rivera no Uruguai. Ambos fazem parte da equipe que coordena a Pós-graduação lato sensu em Robótica e Inteligência Artificial (Pria), resultado de um convênio entre a FURG (Brasil), a UTEC (Uruguai) e a UNRaf (Argentina), cujas normativas permitem reconhecimento nos três países. O curso é uma especialização lato sensu avançada que abrange formação técnica em robótica e IA, além de aspectos éticos e sociais da aplicação dessas tecnologias na sociedade.

Rodrigo Guerra é PhD em Robótica e destacou as impressionantes capacidades dos modernos modelos de linguagem, como o ChatGPT, mas também suas surpreendentes limitações. "Esses sistemas possuem competências fantásticas, sendo capazes até de passar em exames da Ordem dos Advogados nos EUA. Mas não conseguem contar quantas palavras há em uma frase simples", exemplificou.

"É fundamental que pedagogos, didatas e professores se vinculem aos engenheiros para trabalharmos juntos nesse novo cenário trazido pela IA", afirmou Marcelo Ubal, doutor em Educação. Ele alertou para os riscos de uma "pedagogia tecnocrática", caso os sistemas de IA sejam adotados sem reflexão crítica.

O evento foi transmitido ao vivo em cadeia nacional e servirá como início para uma discussão que deve levar ao desenvolvimento de diretrizes para regular o uso responsável da IA na educação uruguaia, garantindo que essa tecnologia poderosa beneficie estudantes e professores, e não os prejudique. A adoção da Inteligência Artificial na educação é um processo inevitável e irreversível e a FURG segue na vanguarda dessas importantes reflexões.

Confira o vídeo do evento na íntegra.