SAÚDE INFANTIL

HU-Furg realiza imunização com Palivizumabe para proteger crianças de complicações respiratórias graves

A medicação, disponibilizada pelo SUS, é direcionada para os grupos de maior risco

Foto: Tamires Motta, UCR15
O imunizante Palivizumabe

Em 22 de março, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o primeiro ciclo de aplicação do Palivizumabe deste ano. O objetivo é proteger contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, mas que pode levar a complicações respiratórias graves em bebês prematuros ou com problemas cardíacos ou pulmonares. O imunizante é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme as indicações descritas anteriormente.  

A Maria Eduarda da Rosa Soares compartilhou sua experiência com a imunização do filho Bernardo, “Como ele nasceu prematuro de 26 semanas e tem displasia broncopulmonar, o Palivizumabe é muito importante. Essa displasia é uma doença pulmonar grave que fez com que o Bernardo precisasse usar oxigênio em casa, mas hoje ele não precisa mais, só continua fazendo uso de outras medicações. Assim, receber essa imunização pelo SUS é fundamental, pois, caso contrário, seria muito difícil arcar com o custo de cada dose”. Este é o segundo ano que o Bernardo recebe o imunizante e Maria Eduarda acrescentou: “Mesmo quando ele fica doente ou gripado, os sintomas não são tão graves como seriam sem essa proteção”.

A pediatra Marilice Magroski, que lidera a equipe do HU-Furg, destacou a importância do Palivizumabe para proteger as crianças contra o VSR, que pode causar complicações graves, inclusive com maior risco de óbito. Segundo a médica, “Esse é o sexto ano de aplicação em nosso HU e tem trazido ótimos resultados em relação à morbidade e mortalidade nos grupos imunizados. Essa iniciativa do Mistério da Saúde é vital para essas crianças, reduzindo as hospitalizações e possibilitando a melhoria da saúde”.

O HU-Furg é referência para os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar e, neste ciclo, realizou a imunização de 16 crianças, sendo que nove recebem o imunizante pela primeira vez. A maioria das crianças compareceu ao Ambulatório Central, já outros pequenos pacientes receberam a imunização nas unidades pediátricas e neonatais do Hospital, por ainda estarem internados.

Entenda a imunização

O Palivizumabe é um anticorpo, uma defesa pronta que protege a criança por 30 dias contra o VSR, que é um dos principais agentes causadores de infecções respiratórias em crianças menores de dois anos. “A imunização é fundamental para reduzir a gravidade das infecções e evitar hospitalizações, especialmente nos grupos de maior risco, como prematuros e crianças com doenças cardíacas ou pulmonares”, explicou a pediatra Marilice. Durante o período de sazonalidade, o VSR é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias.

O HU-Furg faz as aplicações conforme os protocolos federal e estadual que determinam os critérios para uso do Palivizumabe: crianças prematuras nascidas com idade gestacional ≤ 28 semanas (até 28 semanas e 6 dias) e com idade inferior a um ano; e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade ou com cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada, até completar dois anos – desde que a condição se mantenha nesse segundo ano de vida.

Seguindo esses protocolos, a equipe do HU-Furg, composta por pediatras, enfermeiros, secretária e farmacêuticos, trabalha para garantir a aplicação correta do imunizante, que é disponibilizado para até cinco doses por criança ao ano, de março a agosto, período de maior circulação do VSR no Rio Grande do Sul. Durante esses meses, outros pacientes elegíveis poderão ser incluídos no programa.

Sobre a Ebserh

O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

 

 

Galería

Maria Eduarda e seu filho Bernardo, que foi imunizado com o Palivizumabe

Tamires Motta, UCR15