EVENTO EXTREMO

FURG se mobiliza com diversas ações para auxiliar atingidos pela enchente

Gestão do Comitê de Análise e Prognóstico de Eventos Extremos produz modelagens sobre o impacto da subida das águas em Rio Grande

Foto: FURG prepara estrutura para receber cerca de 1.800 desabrigados

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está em permanente contato com a Prefeitura Municipal do Rio Grande e a Defesa Civil para colocar toda a sua expertise e esforços à disposição e auxiliar neste momento tão sensível de calamidade pública para o Rio Grande do Sul. A primeira ação tem sido o acompanhamento do evento extremo atualmente em curso no Rio Grande do Sul. Desde o último dia 3 de maio, a FURG vem emitindo boletins e informações produzidas pelo Comitê de Análise e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG, o qual vem analisando continuamente os cenários prováveis para município do Rio Grande.

Através de suas Pró-Reitorias e Unidades Acadêmicas, a FURG está realizando outras importantes ações para auxiliar pessoas atingidas pela enchente, entre as quais estão o recebimento de doações, fornecimento de refeições, arrecadação de fundos, espaços para receber desabrigados e mapeamento de estudantes afetados, além da produção de relatórios de acompanhamento do evento extremo que atinge o Estado.

O Restaurante Universitário (RU) do Centro de Convivência (CC) está funcionando plenamente para garantir as refeições aos moradores das Casas dos Estudantes Universitários (CEUs) do Campus Carreiros. O RU do Lago também contribuiu na produção de marmitas, tendo já atendido pessoas no Bairro Arraial, na localidade da Quinta, e também atenderá os abrigos instalados no Campus Carreiros. 

Em uma outra frente de ação, foi lançado um formulário para que os estudantes possam informar as suas condições e necessidades decorrentes do evento extremo, iniciativa que já teve mais de 300 preenchimentos. O formulário pode ser acessado através deste link .

A Prae também promoveu a formação de um grupo de estudantes voluntários que já conta com mais de 100 cadastrados, muitos deles moradores da CEU, além de atuais e antigos membros do DCE.

O grupo Núcleo Artes Visuais em Estudo (Nave) FURG contribuiu com a produção de material informativo sobre os mapas de probabilidade de cheias, apresentados pelo Comitê de Análise e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG. O material pode ser acessado no instagram em @navefurg 

Na manhã da última sexta-feira, 10, reuniram-se no Auditório das Pró-Reitorias, de forma online e presencial, mais de 80 extensionistas da FURG, atendendo ao chamado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Dessa reunião, muitos servidores se voluntariaram para prestar suporte a todas as ações de recebimento de doações e de desabrigados, organizando-se em grupos de atuação. Os voluntários extensionistas deverão ajudar de várias maneiras, incluindo projetos de leitura com as crianças e exibição de filmes. O objetivo da universidade é promover ações de acolhimento e cuidado, bem como momentos de entretenimento e ocupação das pessoas acolhidas, reforçando o compromisso e a responsabilidade social da universidade. Os voluntários podem inscrever-se aqui

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, responsável por receber as demandas da Prefeitura e da Defesa Civil, alerta para que as pessoas que necessitem de alojamento procurem primeiramente os órgãos públicos, que farão a triagem e o encaminhamento para os alojamentos disponíveis. O pró-reitor destaca também que muitas outras ações estão sendo desenvolvidas e outros atores estão participando, por essa razão essa matéria poderá ser atualizada a qualquer tempo.

DOAÇÕES E ABRIGOS

As doações destinadas à FURG estão sendo recebidas no Cidec-Sul e parte está sendo transferida para o Caic, que irá receber um grupo de desabrigados tão logo ocorra o acionamento pela Prefeitura Municipal. A universidade continua recebendo doações, prioritariamente de colchões, cobertores, lençóis, água e alimentos práticos como bolachas e sucos, entre outros que possam ser consumidos sem preparo prévio.

Enquanto isso, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) se ocupa na preparação de mais espaços para receber desabrigados no Campus Carreiros. São salas de aulas que estão sendo higienizadas e tendo as cadeiras e mesas retiradas para abrigar cerca até 1.800 pessoas


GABINETE DE MONITORAMENTO

No prédio da Secretaria de Comunicação (Secom) começa a se reunir o Gabinete de Monitoramento para melhorar a geração e disseminação de informação técnica sobre o evento para a comunidade. Lá está instalada a gestão do Comitê de Análise e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG, que produz as modelagens sobre o impacto da subida das águas na cidade do Rio Grande, e os profissionais da comunicação da FURG. O objetivo é que as informações cheguem à comunidade com maior clareza e celeridade.
 
A FURG reitera que mantém contato permanente com a Defesa Civil e com a Prefeitura Municipal, recebendo as demandas que chegam dessas entidades. Ainda destaca que está atenta ao que acontece no Campus São Lourenço do Sul e que, no momento, os estudantes que residem na CEU da FURG-SLS já foram transferidos para um local mais seguro em ação coordenada pelo diretor do Campus, Eduardo Vogelmann.

 

 

 

Galería