AGENDA SOCIAL

Evento no CC celebra Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Hoje é Dia D terá uma série de atividades artístico-culturais no dia 6 de outubro

No próximo dia 6 de outubro, chega ao Centro de Convivência (CC) do campus Carreiros o evento Hoje é Dia D: Encontros e Informação. O encontro acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira, 21 de setembro.

As atividades têm início às 11h, com a apresentação musical do estudante do curso de Medicina Abraão Rosa Lima Machado. O acadêmico interpretará a música "Baby 95", da cantora Liniker.

Das 11h às 18h, acontece uma série de atividades que vão incluir Encontrão dos Estudantes junto ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas (Paene), exposição e oficinas do Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai), exposição "Nanismo", exposição fotográfica "Somos" e o bate-papo "Você me entende? Uma ação interativa e educativa com Libras", com Nara Gentil.

O encerramento será às 17h, com a apresentação musical de Rick Oliveira. A programação foi elaborada pela Agenda Social da FURG.

Fórum Miradas
Ainda no contexto da luta de pessoas com deficiência, a FURG divulgou a Carta Fórum Miradas, baseada nos eixos temáticos discutidos no evento, realizado em maio no Cidec-Sul. O documento pode ser conferido aqui, na íntegra.

Preconceito e inacessibilidade
Pessoa com deficiência é aquela que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. As deficiências se enquadram nas categorias física, visual, auditiva, mental ou múltipla.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005. O objetivo é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e também com o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos. O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e também precisam ser debatidos na data.