NUME

Conselho Deliberativo do Núcleo de Memória da FURG toma posse dia 2 de julho

Cerimônia será presidida pelo reitor Danilo Giroldo no Cidec-Sul


A cerimônia de posse do Conselho Deliberativo do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ocorrerá na próxima terça-feira, 2 de julho, às 14h, na Asa Leste do Cidec-Sul, no Campus Carreiros, e será presidida pelo reitor Danilo Giroldo.
A proposta do novo regimento interno do Nume foi posta em votação e aprovada por unanimidade no dia 8 de dezembro de 2023 durante reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun). O documento renova uma série de normativas que conferem ao Nume organização estrutural relativa à sua capacidade instalada, equipe, gestão, atividades administrativas, finalidades e acervo do museu.
De acordo com o assessor da Reitoria, Mozart Tavares Martins Filho, já havia um regimento desde 2002, que se tornou ultrapassado com o crescimento e modernização da FURG. "O novo regimento contempla a realidade atual da universidade, inclusive a multicampia. Esse regimento possui uma estrutura de funcionamento que tem o Conselho Deliberativo como órgão maior do Núcleo de Memória. O Conselho é formado por 41 pessoas, sendo constituído por dois estudantes da universidade, dois representantes da comunidade externa, representações das pró-reitorias e das unidades acadêmicas, dos campi - São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha - e também representações indicadas pela Reitoria, contemplando em sua maioria servidores aposentados", explica.
O regimento contempla a escolha de presidente, vice-presidente e dos membros do Comitê Gestor do NuMe, o que será feito provavelmente na próxima reunião. "Na reunião realizada em dezembro do ano passado foi criado um grupo de trabalho para conduzir esse momento de transição. A partir da posse, esse grupo será desfeito e então será possível criar uma rotina de reuniões mensais do Conselho e começar a deliberar assuntos importantes que o Nume precisa encaminhar", destaca Mozart Martins.
O Núcleo de Memória da FURG, que tem Péricles Gonçalves como presidente, iniciou suas atividades em 1994, na oportunidade, integrando a programação de comemoração dos 25 anos de fundação da universidade, com a exposição de documentos e objetos que ajudavam a contar a história da instituição. Hoje, o Nume atua na preservação da memória universitária através de acervos, eventos culturais, pesquisas, encontros e contemplação da história e das memórias da FURG, entre outras atividades, com o objetivo de fortalecer os laços afetivos com a comunidade em geral e acadêmica. Para mais informações acesse o site oficial do Nume.