FORMAÇÃO

7º Senallp iniciou ontem com o tema “Letras em Diálogo: o encontro com a palavra outra”

Estudantes, professores e pesquisadores participam de palestras e minicursos durante quatro dias

Foto: Divulgação

O 7º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa começou ontem com a conferência de abertura, que contou com a presença do professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, Dante Lucchesi. Dentro do evento, também serão realizadas as primeiras edições do Congresso Internacional de Estudos de Língua e Literatura Estrangeiras (Cielle) e do Seminário Integrado de Pós-Graduação em Letras (Sinpol). Durante os dias 4, 5 e 6 os estudantes, professores e pesquisadores poderão participar de palestras, minicursos, simpósios temáticos e apresentações de trabalhos, que tem como tema “Letras em Diálogo: o encontro com a palavra outra”.

A Professora Elaine Nogueira, membro da direção do Instituto de Letras e Artes (ILA), ressaltou a importância da atividade atualmente: “nesse momento que estamos vivendo de contingenciamento, esse evento é importante para nos proporcionar um momento de reflexão, de pensar a pesquisa e o ensino e desafiar os pesquisadores e os alunos”. Elaine salientou, ainda, o aspecto do ILA e desse tipo de evento no processo de internacionalização, junto à Rinter e a presença de professores de outros países no evento.

Programação

Entre outras palestras e minicursos, nesta tarde o destaque é para a palestra da youtuber Carina Fragozo, do canal English in Brazil, das 17h30 às 18h30. À noite, começando às 19h, acontecerá a Mesa Literatura e Ensino com os professores Antônio Marcos Vieira Sanseverino, da UFRGS, e Valter Henrique de Castro Fritsch, da Furg.
Na quarta-feira, 5, a Mesa Literatura Escrita por Mulheres, com as professoras Cinara Ferreira Pavani, da UFRGS, Jaqueline Bohn Donada, da UTFPR, e Paulina Nólibos do Estúdio Clio, começará às 10h.

Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site.

Senallp

O Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa tem o objetivo de fomentar reflexões acadêmicas no campo dos estudos da linguagem com a articulação de ensino, pesquisa e extensão. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (PPGLing), a temática do 7º Senallp estabelece diálogo entre os diferentes campos de estudos da área de Letras, instigando o debate acerca de questões linguísticas e sociais.

Cielle

O 1º Congresso Internacional de Estudos de Língua e Literatura Estrangeiras (Cielle), promovido pelo Instituto de Letras e Artes (ILA), através de suas áreas de línguas inglesa, espanhola, francesa e literaturas correspondentes, se propõe a criar um espaço para o diálogo entre os estudos de língua e literatura estrangeiras que provoque questões pertinentes ao ensino, pesquisa e extensão destes campos do conhecimento.

Sinpol

Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), o Seminário Integrado de Pós-graduação em Letras tem o objetivo de estimular a articulação de diferentes perspectivas de estudos da linguagem e da literatura do âmbito de ensino, pesquisa e extensão. Além da programação integrada, o Sinpol contará com atividades que coloquem em relação diferentes saberes e olhares disciplinares que contribuam para a construção de contextos colaborativos de formação e atuação na área de Letras.