CULTURA

Primeiro mural artístico da história da FURG é finalizado

Obra foi realizada no prédio do e-COO, localizado no Campus Carreiros

Foto: José Vitor Silva/ Secom

Com o objetivo de homenagear os agricultores, ressaltar os valores do projeto e-COO e salientar a identidade visual da universidade, o professor de Artes Felipe Caldas e seus alunos entraram para a história da FURG na última sexta-feira, 13, quando foi concluído o primeiro mural artístico criado na instituição.

A obra de arte foi realizada no prédio do e-COO, e segundo Felipe, é uma paisagem que remete às planícies alagadas e também ao redor do Campus Carreiros, que é onde o projeto atua. “Tem uma espécie de tenda, cujo sentido é um dos valores do projeto que é abrigar, cuidar e acolher”, explica o professor sobre o objetivo do mural.

Ademais, o maestro do projeto ainda destaca que as cores usadas são inspiradas nas cores da FURG com a premissa de evidenciar a identidade visual já constituída e acolher aqueles que se aproximam da universidade. “Talvez as pessoas não se deem por conta de que aquele laranja e aquele vermelho, são as cores da nossa universidade”, enfatiza Felipe.

Além do professor, o projeto foi executado pelos estudantes André Soares, Isadora Brum, Matheus Marques e Matheus Perazo. O grupo foi responsável pela produção audiovisual, pintura e registros fotográficos.

Aprovado por uma chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o "projeto e-COO – Cooperativismo de Plataforma: inovação e tecnologia social para o fortalecimento da agricultura familiar da região geográfica imediata de Pelotas" é o resultado de uma parceria entre a FURG, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) e a University of Toronto. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver uma plataforma tecnológica para facilitar a comercialização solidária por meio da tecnologia social inovadora com base no cooperativismo de plataforma.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Hamilton Freitas.

 

 

Galería

José Vitor Silva/ Secom