Curso proporciona formação ambiental para educadores

O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG e o Centro de Estudos Ambientais-CEA, a primeira organização ecológica não governamental da região Sul do RS desenvolvem juntos o curso "Ambientalistas Educadores. O projeto tem como finalidade a formação recíproca de pessoas que, de alguma maneira, participam de lutas ecológicas e projetos de educação ambiental.

Os 30 inscritos foram selecionados através de Edital público, dentre eles representantes de ongs e integrantes de coletivos nacionais ou estaduais da sociedade civil.

O coordenador, professor de Direito Ambiental, Antonio Soler, explica que além de ser uma iniciativa inovadora, o Ambientalistas Educadores promove uma articulação institucional inédita para a região, pois envolve as ongs de lutas ecológicas, a esfera estatal (MMA e Universidade Pública) e organizações internacionais, como a Unesco, cujo apoio garantiu que o projeto fosse executado.

O projeto cumpre com diversos dispositivos da lei ambiental, como a Constituição Federal e a Lei 9795/99, da Política Nacional de Educação Ambiental.

O curso é presencial, dividido em três módulos, e contará com atividades não-presenciais via rede mundial de computadores, estando essa última a cargo da Coordenação do Professor Carlos Machado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da FURG e da Profª.MSc. em Ciências Sociais, Eugênia Antunes Dias, pelo CEA. O primeiro módulo presencial foi realizado dia 8 de novembro, no Recanto dos Coswig, a 40 km do centro de Pelotas.

O segundo está previsto para ocorrer em Porto Alegre e o encerramento será em Rio Grande. O projeto também será executado no estado da Bahia, em cooperação com a ong Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá).

 

Sujeto: Arquivo