Medicina e Enfermagem da FURG têm nota 4 no Enade

Foram divulgados nesta quarta-feira, 6, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade, uma das formas de avaliação dos cursos superiores por parte do Ministério da Educação MEC. Entre os cursos positivamente avaliados estão os de Medicina e Enfermagem da FURG, que obtiveram conceito 4.

Para a coordenadora do curso de Medicina, professora Lulie Susin, o resultado ficou dentro do que esperava a comunidade universitária, confirmando o que já vinha sendo apontado em avaliações anteriores. No último mês de abril, o curso de Medicina da FURG ficou em 10º lugar entre os melhores do Brasil e o 4º do Rio Grande do Sul.

Já na Enfermagem, o resultado foi bem recebido apesar de haver pequena queda em relação ao ano passado, quando o curso recebeu conceito 5. A coordenadora, professora Marta Borba, explica que era esperado até maior diferença, uma vez que foi implantado novo currículo e o Enade avalia o desempenho de alunos ingressantes e concluintes. Estes dois grupos tiveram grades curriculares diferenciadas e isto refletiu na avaliação. A coordenadora disse que o grupo está muito feliz, porque poucos cursos no Rio Grande do Sul obtiveram 4 na Enfermagem.

As coordenadoras acreditam que os resultados mostram que a Instituição está trilhando o caminho certo nas duas graduações. Os índices também dispensam a presença na FURG, dos avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Inep, que realiza e Enade e visita as instituições que não obtêm bons resultados.

Entre os cursos avaliados pelo Inep ainda estava o de Educação Física, mas a graduação da FURG não recebeu avaliação por não haver ainda turmas de formandos (concluintes).

ENADE Os resultados do Enade foram apresentados nesta quarta-feira, 6, pelo ministro da Educação Fernando Haddad e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e estão no site do MEC www.mec.gov.br. Este ano, há um novo índice, o Conceito Preliminar do Curso.

Desenvolvido pelo Inep, o conceito preliminar é composto por diferentes variáveis que traduzem resultados do desempenho de estudantes e da avaliação de itens como infra-estrutura das instituições, instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

A implementação do conceito preliminar de curso é o penúltimo passo da construção do modelo do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). A última etapa se refere ao conceito preliminar das instituições, que deve ser anunciado até o fim do mês.

 

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