Comunidade acadêmica tem acesso sem fio à internet

Devido à popularização de notebooks e do acesso sem fio à internet, o Centro de Processamento de Dados - CPD da FURG criou um Grupo de Trabalho interno com função de avaliar os efeitos dessas tecnologias e estabelecer diretrizes de uso destas facilidades. O GT é formado por Celso Bernardino Miranda de Marcos, Jorge Luiz Jesus da Cunha e Luis Alberto Azambuja e objetiva oferecer conectividade sem fio no maior número de espaços públicos da instituição, com qualidade e segurança de uso, tanto para o usuário quanto para o conjunto de recursos da rede da FURG.

Atendendo à demanda do Núcleo de Informação e Documentação da Universidade - NID Carreiros e entendendo ser este um dos espaços primordiais no exercício da atividade acadêmica, o CPD alocou recursos materiais e de serviços em conjunto com a Superintendência Técnica da FURG - Supetec e ativou no salão de leitura do NID um ponto de acesso wireless (rede sem fio). Este serviço tornou-se operacional a partir de 5/2/2008.

O outro espaço escolhido para avaliação foi o do saguão do Centro de Convivência, por ser este o espaço da Universidade mais aberto e acessível a toda comunidade, mas com um perfil de uso um pouco diferenciado do uso no NID, o que permite comparações nas formas de uso. Tal como no caso do NID, foram alocados recursos e serviços de instalação pelo CPD e pela Supetec. Este serviço está operacional desde 13/05/2008.

Desta forma, qualquer dispositivo móvel (notebook ou assistente pessoal digital - PDA) com cliente sem fio (wireless) perceberá a existência da conectividade e terá acesso disponibilizado de imediato de modo restrito. A avaliação inicial mostra que o sinal oferecido é estável, alcançando as áreas previstas com a qualidade desejada e que a utilização do serviço não impacta os pré-existentes.

LABORATÓRIOS Os Laboratórios de Ensino do Pavilhão 4 (Departamento de Biblioteconomia e História - DBH e Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - DCEAC) foram expandidos e reorganizados, recebendo novos equipamentos de rede e passando a operar em modo de reconhecimento automático de rede, facilitando o trabalho dos responsáveis pelo atendimento e reduzindo drasticamente o número de solicitações de reconfigurações ao CPD.

A conectividade sem fio nestes locais estará sob avaliação de desempenho, qualidade e segurança pelos próximos 90 dias. Informações adicionais sobre o uso, condições de acesso e instruções de configuração estão disponíveis em www.furg.br/wireless.

 

Sujeto: Arquivo