TRADIÇÃO

Manifestações culturais na Torotama são tema de mostra fotográfica

Atividade acontece na Galeria de Arte do Partage Shopping


Em uma ação proposta pelo Projeto Vida, Voz e Cor, dos sujeitos da pesca artesanal na Lagoa dos Patos, vinculado ao Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (Nauc/FURG), ocorrerá de 5 a 30 de abril, na Galeria de Arte do Partage Shopping, a Mostra Fotográfica Torotama.

Notícias Relacionadas
Segundo a professora Juliana Cristina Franz, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi/Furg), o evento marca o início de um conjunto de atividades voltadas a dar visibilidade às tradições e manifestações culturais presentes na pesca artesanal. "O grupo convida a todos e todas para fazerem parte do coquetel de abertura da exposição, no dia 5 de abril, a partir das 20h, na Galeria de Arte do Partage Shopping, e para acompanharem a programação da mostra durante o período de exibição", destaca a professora .

A Mostra Fotográfica Torotama reúne um mosaico de imagens capturadas durante o carnaval de 2024, na comunidade rural da Torotama. De acordo com organizadores da mostra, "o carnaval desempenha um papel crucial na preservação e expressão das tradições culturais, "e por meio de sua manifestação artística, ajuda a promover a coesão social, fortalecer os laços comunitários e preservar a tradição popular. Em 2024 o carnaval da Torotama transcende as cores, formas e sons e torna-se um testemunho da resiliência e força da comunidade". O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), que toma o pescador artesanal do estuário da Lagoa dos Patos como sujeito de análise, no intuito de evidenciar as identidades culturais que são construídas no seu cotidiano. Mais informações e notícias podem ser acessadas na página no Instagram do projeto .