PESCA E AQUICULTURA

Professor Cristiano Quaresma de Paula do ICHI é nomeado coordenador geral de Gestão Participativa Continental do MPA

Docente da FURG desde 2020, ele atua nos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia e no PPGeo

Nesta sexta-feira (3), foi publicada a Portaria 164, do Ministério da Pesca e Aquicultura, que nomeou o professor Cristiano Quaresma de Paula como coordenador geral de Gestão Participativa Continental do órgão. O professor Cristiano é docente da FURG desde 2020, atuando nos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia, assim como no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi). Nesse período, também representou sua unidade no Comitê de Extensão da Pró-reitoria de Extenção e Cultura (Proexc) e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), ambos da FURG.

Notícias Relacionadas
Em 2022, o professor criou no Ichi o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (R)Existências Ambientais e Territoriais - (R)EAT. No núcleo, são promovidos projetos que buscam dar maior visibilidade às comunidades tradicionais e aos excluídos dos processos de desenvolvimento do campo e da cidade. Egresso do curso de Geografia da FURG, o professor iniciou sua trajetória acadêmica pesquisando a pesca artesanal na universidade, orientado pela professora Daniela Kalikoski na iniciação científica. Seu mestrado e doutorado foram realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no POSGea, onde foi orientado pela professora Dirce Suertegaray. No mestrado, pesquisou a gestão compartilhada a partir do território pesqueiro do Fórum Delta do Jacuí. No doutorado, investigou a pesca artesanal no Brasil, estabelecendo diálogo entre movimentos sociais e a academia. Ao longo de sua formação e atuação profissional publicou mais de 100 produções científicas, entre artigos, capítulos de livros, livros, organizações de livros e anais de eventos.
No entanto, sua relação com a pesca artesanal vai além do ambiente acadêmico. O professor é filho da comunidade pesqueira da cidade do Rio Grande, na localidade do Matadouro. Como neto e filho de pescadores, seus pais, Suedi e Jaqueline, ainda estão envolvidos na pesca. Por isso, ele também é ativo junto aos movimentos sociais, como os fóruns de pesca e o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais.
No último ano, coordenou, em colaboração com as professoras Liandra Caldasso e Tatiana Walter do laboratório MARéSS do Campus de São Lourenço do Sul, o projeto de Extensão 'Valorização das Comunidades Pesqueiras Tradicionais da Lagoa dos Patos', em cooperação com a coordenação do MPP no Rio Grande do Sul, Viviane Alves e Nilmar Conceição